14 de nov. de 2006

Minha Ponte Aérea para Shangrilá

Há frases, músicas, aromas, lugares que, em determinados momentos, significaram muito pra mim, e aos quais sempre retorno para resgatar um sentimento ou alguém (e esse alguém, geralmente, é quem eu fui, ao me ver transformada durante aquela determinada troca de sensações).

Alguns desses meus portos seguros são os livros.

Lembro-me, ainda pequena, quando tive catapora,e fiquei alguns dias de “castigo” para me recuperar, tendo como companhia Zezinho, O Dono da Porquinha Preta. A partir de então, peguei o vício da leitura, e tive uma infância recheada de aventuras, desde segredos em ilhas e órfãs heroínas, até o mundo mágico de Narizinho e Emília. As aventuras de Hercule Poirot e Miss Marple povoaram a minha adolescência de mistérios e crimes a resolver, a ponto de eu ter passado alguns anos tentando descobrir os pretensos macabros segredos de toda a minha vizinhança.

Alguns anos depois, li outros livros que afetariam, definitivamente, a minha vida, dentre eles, o indescritível Crime e Castigo. Tão apaixonada fiquei por aqueles universos novos, todos me aguardando para serem descobertos, que nunca mais quis abandoná-los, e, até hoje, não fico mais de dois meses sem embarcar em uma nova aventura, onde os personagens têm seus perfis descritos, mas seus sorrisos, suas silhuetas, sua expressões... só o leitor pode saber, definir, criar. Ler é como brincar um pouquinho de Deus, e poder, a nosso bel prazer, inventar e reinventar as situações, viver tantas situações e tantos amores em uma só existência. A cada vez que releio algum livro de Jorge Amado, o sol em determinado capítulo está mais quente. A cada releitura de algum romance do Milan Kundera, a paixão entre alguns personagens torna-se mais tórrida. A cada festa descrita por Scott Fitzgerald relida, a embriaguez é maior.

Dentre os tantos (tantos!) trechos de livros a que me remeto sempre, estão aqui alguns deliciosos, sofridos, reflexivos, vividos, divididos!!!


Isabel Allende: A CASA DOS ESPÍRITOS:
"Barrabás chegou à família por via marítima..."

Milan Kundera: A IMORTALIDADE:
"O sorriso e o gesto eram cheios de sedução, ao passo que o rosto e o corpo já nada de sedutor tinham. Era a sedução de um gesto afogado na não-sedução de um corpo. Mas a mulher, embora devesse saber que deixara de ser bela, esquecera-o neste instante".

Gabriel Garcia Marquez: O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA:
“Era inevitável: o cheiro das amêndoas amargas lhe lembrava sempre o destino dos amores contrariados”.


Robert Pirsig: ZEN E A ARTE DE MANUTENÇÃO DE MOTOCICLETAS:
“A motocicleta funciona inteiramente de acordo com leis racionais, e o estudo da arte da manutenção de motocicletas é, no fundo, um estudo em miniatura da arte da própria racionalidade.”

8 comentários:

Alma disse...

Adorei seu blog Lisavieta!
Parece o meu!!!
Beijos,
Fernando

Anônimo disse...

Fantastico como vc escreve poetisando as cosias simples da vida!Adorei muito aqui!!!

Bjos!

Anônimo disse...

Lisa!

Há tempos não comentava aqui...
Mas não deixei de ver seu último post, sobre o CD da Rita Lee...
Não conheço muito a música dela, portanto não posso opinar... hehehe

Mas o texto dessa vez é demais!
Em algumas partes parece até que está contando a minha história...
Agora, uma pergunta... o "Crime e Castigo" é bom mesmo? Minha professora de redação ia me emprestar, mas como o livro não estava com ela, li "Admirável Mundo Novo", do Huxley, que é ótimo!

Um beijo grande,
Cris.

Alma disse...

Sua lista de livros está ótima.
Obrigado pela visita.
Beijo,
Fernando

Anônimo disse...

Muito bom o seu blog, tanto gostei que pus um link no meu, se quiser eu tiro.
Bjs.
Lucas

# disse...

Muito bom! Contemplar algo feito com capricho (tanto livros como esse texto) é enlevante. Até mais.

Carol Verde disse...

Muito legal teu blog também.
Pelo visto gostamos de muitos assuntos parecidos. Sempre bom viver e saborear as sincronicidades que a vida nos dá de presente.
Um abraço, Caroline - mostrador de pensamentos.

H disse...

Olá.

Você não me conhece, e nem eu a ti.
Mas aprecio sua escrita e os temas empregados. E de gostar tanto do seu blog, coloquei um link lá no meu, recomendando-o.

Dê uma olhada no meu blog depois.

xD
tchau! Continue com o ótimo trabalho.